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CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

02 VAGAS

 

ÁREA

Teoria Econômica

Economia Brasileira

 

REGIME TRABALHO

20 Horas

40 Horas

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

28/05 a 07/06/2018

08:30h. às 17:00h.

 

PROCESSO SELETIVO

11 A 13/06/2018

LOCAL DE INSCRIÇÃO

Secretaria do Departamento

INFORMAÇÕES

Telefone: 071 3283-7530

E-mail: eco03@ufba.br


Confira o Edital:

EDITAL INTERNO Nº01/2018
PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR  TEMPO DETERMINADO
 
O Chefe do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia  -  UFBA, no uso de suas 
atribuições  legais,  tendo  em  vista  o  disposto  no  Edital  nº04/2018  de  24  de  maio  de  2018,  de 
convocação  para  contratação  de  docente  por  tempo  determinado,  do  Magnífico  Reitor  da  UFBA, 
publicado  em  extrato  no  D.  O.  U.  de  nº  100  de  25  de  maio  de  2018  e  no  site  da  SUPAC 
(www.supac.ufba.br),  torna  público  que  estarão  abertas  as  inscrições  para  processo  seletivo 
simplificado para contratação de docente por tempo determinado do Departamento de Economia, de 
acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas  e condições contidas neste 
Edital Interno, publicado na Faculdade de Economia, devendo ser entregue em cópia a cada candidato.
1.  Das Disposições Preliminares
1.1.  Número de vagas  e Regime de Trabalho: 01  vaga com Regime de Trabalho de 40 horas 
semanais e 01 vaga com Regime de Trabalho de 20 horas semanais.
1.2.  Área: Teoria Econômica e Economia Brasileira.
1.3.  Disciplinas/horários:  Economia  Brasileira,  Fundamentos  de  Economia,  Introdução  à 
Economia,  Introdução  às  Teorias  Econômicas,  Economia  e  Finanças  e  Política 
Planejamento Econômico, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
1.4.  Haverá um  processo seletivo  para cada vaga,  cada um  conduzido  por Banca Examinadora
própria, devidamente constituída após o término das inscrições,  de acordo com o disposto 
na resolução nº005/2015, do Conselho Universitário.
2.  Das Inscrições
2.1.  As  inscrições  estarão  abertas  no  período  de  28  de  maio  a  7  de  junho  de  2018,  nos  dias 
úteis.
2.2.  O candidato deverá requerer sua  inscrição na Secretaria do Departamento,  no horário de 
15h  às  17h,  no  dia  28  de  maio,  ou  de  8h30min  até  17h,  nos  demais  dias,  bem  como 
apresentar  comprovante  de  pagamento  da  taxa  de  inscrição,  no  valor  de  R$20,00  (vinte 
reais).
2.3.  O  pagamento  será  efetuado  nas  agências  do  Banco  do  Brasil,  através  da  Guia  de 
Recolhimento da União - GRU simples, a ser obtida no site www.supac.ufba.br.
2.4.  O  requerimento  de  inscrição  (disponível  no  endereço  eletrônico  -  www.supac.ufba.br
deverá estar instruído com:
a)  cópia da cédula de identidade;
b)  cópia do passaporte, no caso de candidato estrangeiro;
c)  cópia do diploma de graduação e de maior titulação, revalidados no País se obtidos 
no exterior;
d)  Curriculum Vitae atualizado, com os documentos comprobatórios, em uma via;
e)  comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
I  -  Os documentos de que tratam nos itens a), b) e c) acima poderão ser apresentados por 
cópia autenticada ou por cópia acompanhada do original, para fins de autenticação.
2.5.  Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de 
que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no processo seletivo.
2.6.  A inscrição poderá ser efetivada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído.
2.7.  Não será aceita em hipótese alguma inscrição condicionada.
2.8.  Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa são de responsabilidade 
exclusiva do candidato. 
2.9.  Será  cancelada  a  inscrição  do  candidato  que  tenha  efetuado  pagamento  do  valor  da
inscrição através de cheque e este seja devolvido por qualquer motivo.
2.10.  A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição as provas e a contratação do candidato, 
desde  que  verificada  a  falsidade  em  qualquer  declaração  prestada  e/ou  qualquer 
irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.
2.11.  Não haverá isenção de pagamento dos valores estabelecidos no item 2.2.
2.12.  Em  nenhuma  hipótese  haverá  devolução  da  quantia  paga  a  título  de  inscrição,  salvo  em
caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Administração  ou motivo 
de força maior.
2.13.  Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições 
previstas neste Edital Interno.
3.  Do Processo Seletivo
3.1.  O processo seletivo constará de três etapas distintas:
a)  análise de currículo, com peso 2;
b)  prova escrita, com peso 4;
c)  prova didática, com peso 4.
3.2.  As provas serão realizadas no local e data abaixo indicados:
a)  análise  de  currículo  -  local:  Faculdade  de  Economia;  data:  11/06/2018;  horário: 
09:00h.
b)  prova escrita - local: Faculdade de Economia; data: 12/06/2018; horário: 09:00h;
c)  prova didática  -  local: Faculdade de Economia; data:  13/06/2018; horário:  a partir 
das 09:00h.
4.  Da Realização das Provas
4.1.  Para as provas didática e escrita estão indicados 09 (nove) pontos, versando sobre itens dos 
programas das disciplinas do processo seletivo, distribuídos conforme se segue:
1) Teoria do Consumidor;
2) Teoria da Firma;
3) Equilíbrio Geral: Trocas e Bem-Estar;
4) Modelos IS-LM e Mundell-Fleming;
5) Oferta Agregada e Demanda Agregada;
6) Curva de Phillips;
7) Crescimento Econômico;
8)  Planos  de Estabilização Econômica: As Experiências  Heterodoxas dos anos 80 e 90, o 
Plano Real e o Período Pós-Real;
9) Abertura Comercial e Liberalização Financeira no Brasil a partir dos anos 90.
4.2.  As indicações bibliográficas estão listadas abaixo, a título de sugestão:
GIAMBIAGI,  F.; CASTRO,  L.  B.; HERMANN, J. Economia Brasileira  Contemporânea 
(1945-2010). 2ª edição, Campus-Elsevier, 2011.
MANKIW, N. G. Macroeconomia. A partir da 7ª edição, LTC, 2011.
VARIAN, H.  R. Microeconomia: uma abordagem moderna. 9ª edição,  Campus-Elsevier, 
2015.
4.3.  Imediatamente  antes  da  prova  escrita,  serão  sorteados:  i)  um  único  ponto  para  todos  os 
candidatos, no que se refere a  prova  escrita; ii) a ordem de apresentação dos candidatos  e 
os pontos das respectivas apresentações, no que se refere a prova didática.
4.4.  Em  nenhuma  das  provas  do  processo  seletivo  será  admitida  a  comunicação  direta  ou 
indireta entre os candidatos.
4.5.  Da análise do currículo: 
4.5.1.  Os títulos serão classificados em:
a)  acadêmicos;
b)  científicos, artísticos e literários;
c)  didáticos;
d)  administrativos;
e)  profissionais.
4.5.2.  A relação dos títulos que serão pontuados e a pontuação de cada título será entregue 
aos candidatos no ato de inscrição, os quais constam de um Barema aprovado pelo 
Departamento de Economia.
4.6.  Da prova escrita.
4.6.1.  A prova escrita será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato em relação 
à matéria alvo do Processo Seletivo, assim como sua capacidade de expressão em 
língua portuguesa.
4.6.2.  A duração máxima da prova escrita será de 3 (três) horas.
4.7.  Da prova didática
4.7.1.  A  prova  didática  terá  como  objetivo  avaliar  o  candidato  quanto  ao  domínio  do 
assunto,  à  sua  capacidade  de  comunicação,  de  organização  do  pensamento  e  de 
planejamento, às estratégias de ensino utilizadas e domínio dos recursos didáticos 
utilizados e à apresentação da aula.
4.7.2.  A  prova  didática  será  realizada  em  tantas  sessões  públicas  quantos  forem  os 
candidatos inscritos.
4.7.3.  Os  candidatos  entregarão  os  respectivos  planos  de  aula  1  (uma)  hora  antes  da 
realização da aula.
4.7.4.  Cada candidato disporá para a apresentação de sua aula de um mínimo de 20 (vinte) 
minutos  e  um  máximo  de  50  (cinquenta)  minutos,  sendo  a  ela  vedado  o 
comparecimento dos demais candidatos.
5.  Da Avaliação das Provas e da Classificação
5.1.  A banca examinadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir o seu juízo 
quanto a elas.
5.2.  Para  cada  uma  das  provas,  os  examinadores  atribuirão  notas,  obedecendo  à  escala  de  0 
(zero) a 10 (dez).
5.3.  Cada  Examinador  atribuirá  uma  nota  final  aos  candidatos  que  será  resultante  da  média 
ponderada das notas das provas, considerados os pesos previstos no item 3.1.
5.4.  A nota final do candidato será resultante da média aritmética das notas finais atribuídas por 
cada um dos examinadores.
5.5.  Será considerado classificado o candidato que obtiver nota final mínima 7 (sete).
5.6.  Será  considerado  como  primeiro  colocado  o  candidato  que  obtiver  a  maior  média 
aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores.
6.  Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos
6.1.  A Banca Examinadora elaborará relatório final contendo as diversas avaliações e pareceres 
dos membros da Banca Examinadora, referentes aos candidatos e, em exposição sucinta, 
narrará os fatos e as provas do Processo Seletivo, justificando as indicações, se houver.
6.2.  O relatório final da Banca Examinadora deverá ser submetido ao  Chefe  do Departamento
para aprovação, de acordo com a resolução nº005/2015, do Conselho Universitário.
6.3.  A  Banca  Examinadora  preencherá  e  assinará  o  Formulário  E  -  Resultado  do  Processo 
Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado.
6.4.  O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão 
os  pontos  a  serem  examinados,  mediante  requerimento  dirigido  à  Direção  da  Unidade 
Universitária e protocolado na Secretaria da Unidade Universitária, no prazo de 5 (cinco) 
dias, a partir da publicação do resultado das provas.
6.4.1.  Os recursos serão julgados pela Congregação da Unidade Universitária.
6.4.2.  Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.
6.4.3.  Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.
6.4.4.  O  resultado  dos  recursos  estará  à  disposição  dos  interessados  na  Unidade 
Universitária.
7.  Das Disposições Gerais
7.1.  A  aprovação  no  processo  seletivo  não  assegura  ao  candidato  o  direito  de  contratação, 
ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes 
e  à  rigorosa  ordem  de  classificação,  bem  como  o  disposto  na  resolução  nº005/2015,  do 
Conselho Universitário.
7.2.  A  contratação  de  professor  substituto  será  efetuada  por  tempo  determinado,  por  até  12 
(doze) meses, podendo ser prorrogada desde que o prazo total não exceda 2 (dois) anos.
7.3.  O candidato aprovado será  contratado no nível  I, da classe  A,  de Professor Auxiliar, em 
conformidade  com  a  Lei  nº  12.772,  de  28  de  dezembro  de  2012  (Plano  de  Carreiras  e 
Cargos de Magistério Federal), e perceberá remuneração composta de vencimento básico, 
retribuição por titulação e auxílio alimentação.
7.4.  A inscrição do candidato no processo seletivo implica conhecimento e aceitação tácita das 
condições  estabelecidas  no  presente  Edital  Interno  e  na  Resolução  nº005/2015,  do 
Conselho Universitário, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
7.5.  Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Economia e, em grau de recurso, 
pela Congregação da respectiva Unidade Universitária.
7.6.  Para  fins  de  efetivação  da  contratação,  o  candidato  aprovado  deverá  apresentar  ao  setor 
responsável pela contratação: 
a) cópia da cédula de identidade; 
b) cópia do título exigido para contratação; 
c) certidão de quitação com as obrigações eleitorais; 
d) cópia do CPF; 
e)  cópia  do  passaporte  e  do  visto  de  permanência  ou  visto  temporário,  no  caso  de 
estrangeiro; 
f) cópia do certificado de reservista, quando for o caso; 
g) cópia do comprovante do PIS ou PASEP; 
h) cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de seis anos, quando for o caso.
 
 
 
Salvador, 28 de maio de 2018
André Luís Mota dos Santos
Chefe do Departamento de Economia - UFBA 

 

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Confira o Edital:

EDITAL INTERNO Nº01/2018

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR  TEMPO DETERMINADO

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